A Câmara Municipal da Murtosa abriu o concurso público, que foi publicado no Diário da República, II Série, no dia 4 do corrente mês de Novembro, para a execução da empreitada de pavimentação de passeios e construção de ciclovias na Torreira, com o valor base de 604.507,14€ (seiscentos e quatro mil quinhentos e sete euros e catorze cêntimos).
Esta empreitada congrega uma série de intervenções de relevo, ao nível da requalificação urbana, no núcleo central da Freguesia da Torreira e insere-se na estratégia do Executivo Municipal em melhorar as condições de mobilidade no Concelho da Murtosa, com especial incidência na construção de ciclovias e espaços pedonais, continuando, desta forma, a materialização do Projecto “Murtosa Ciclável”.
No âmbito do procedimento agora lançado, estão previstas as intervenções que, de seguida se explanam:
- CONSTRUÇÃO DE CICLOVIAS
Um dos aspectos mais relevantes da obra é a criação de ciclovias, que darão continuidade à rede já existente. Assim, prevê-se a construção de ciclovia, ao longo da Avenida dos Descobrimentos, desde a confluência com a Rua dos Pescadores (onde termina a ciclovia existente) até à Ria; o prolongamento da pista ciclável da EN 327, ao longo da margem da Ria, desde a marina até ao Monte Branco; a construção de ciclovia ao longo da Avenida 12 de Julho, do Monte Branco à confluência com a Avenida dos Descobrimentos; e a ligação da ciclovia da Rua da Saudade à ciclovia da Avenida da Circunvalação, junto à Casa Mortuária.
- AVENIDA DUARTE PACHECO (Marginal da Ria)
O pavimento do passeio do lado poente será quase todo reperfilado e repavimentado, não só para correcção de cotas mas também para uniformizar material aplicado nos revestimentos. Serão construídos passeios, entre a Avenida dos Descobrimentos e o Monte Branco. O espaço (gaveto) compreendido entre o início da Rua António Tomás Júnior e a Avenida dos Descobrimentos terá um tratamento especial. Esta área será reorganizada e pavimentada, estando prevista a construção de um parque de estacionamento com 12 lugares, bem como a execução de passeios e de rede de drenagem de águas pluviais. Também a iluminação pública será alvo de reformulação, no troço compreendido entre a Avenida Hintze Ribeiro e a Avenida dos Descobrimentos. Será, igualmente, reorganizado o espaço de passeios junto à marina.
Marginal da Ria, onde será implementada ciclovia

Gaveto compreendido entre o início da Rua António Tomás Júnior e a Avenida dos Descobrimentos
- AVENIDA 12 DE JULHO
Esta Avenida será algo de uma intervenção de requalificação bastante significativa. Para além da já citada ciclovia, serão criadas duas faixas de rodagem, com separador central e criada uma baia de estacionamento longitudinal. Serão construídas rotundas nas extremidades do troço norte-sul do arruamento: uma a norte, na confluência com a Avenida dos Descobrimentos, e a outra a sul, que dará acesso ao aglomerado próximo, conhecido por Urbanização Torreirinha. A iluminação pública será substituída e a rede de águas pluviais será remodelada e adaptada.
Rua 12 de Julho
- RUA DA RIA DE AVEIRO – AVENIDA HINTZE RIBEIRO
Será executada a ligação da Rua da Ria de Aveiro, actualmente sem saída, à Avenida Hintze Ribeiro. Para além da ligação propriamente dita, será regularizado o pavimento no acesso às garagens dos prédios e na envolvente, sendo os citados acessos dotados de iluminação pública.
Rua da Ria de Aveiro
- RUA DAS AREIAS
Será feita a reorganização do perfil da rua, com construção de passeios e estacionamento, sendo em toda a extensão do arruamento será instalada iluminação pública.
Rua das Areias
Esta empreitada que, a breve trecho, virá qualificar, ainda mais a Torreira, junta-se a um conjunto de obras que a Câmara Municipal tem vindo a realizar nesta Freguesia. Recorde-se que o novo edifício do Pré-Escolar, construído no perímetro da EBI da Torreira e concluído em Agosto último, iniciou o seu funcionamento no início do ano lectivo; a requalificação da Rua da Saudade, inserida na obra de construção do novo parque de campismo (em funcionamento desde Julho deste ano), se encontra praticamente concluída e que a empreitada de construção da zona desportiva da Torreira, entre o cemitério da Freguesia e a Escola Básica Integrada está já em curso.