A Câmara Municipal da Murtosa iniciou as obras de construção da chamada “Porta de Entrada para a Mobilidade Sustentável da Ria”, na área existente na confluência da Avenida da Cidade de Newark e a EN 109-5, na zona dos Adeixos, na Freguesia do Bunheiro.
A infraestrutura, pela sua localização, junto ao principal acesso ao centro da Vila da Murtosa, terá a função de “porta de entrada” no Concelho, prestando um conjunto de serviços a todos os visitantes, em particular aos utilizadores da rede de ciclovias da Murtosa.
A obra contempla um espaço de acolhimento com uma área de estacionamento automóvel, pavimentado em materiais naturais, na qual será construída uma pequena edificação em madeira, com diversos equipamentos de apoio, nomeadamente cafetaria, espaço multimédia de informação turística, sanitários e armazéns para guarda de bicicletas.
A empreitada foi adjudicada à firma “SCARP – Sociedade de Construções Civis e Obras Públicas António Rodrigues Parente S.A”, de Albergaria-a-Velha, pelo valor de 220.735,46€ (duzentos e vinte mil setecentos e trinta e cinco euros e quarenta e seis euros) e tem um prazo de execução de 120 dias.
Recorde-se que a obra da “porta de entrada” tinha sido prevista para ser materializada em conjunto com a requalificação do arruamento de ligação da EN 109-5 ao centro da Vila, ao qual foi dado o nome de Avenida da Cidade de Newark, o que não veio a acontecer devido ao facto do empreiteiro responsável ter abandonado a obra antes da sua conclusão. A Câmara Municipal efectuou a denúncia do contrato e encetou novo procedimento concursal para a conclusão da empreitada, que culminou com a adjudicação à empresa SCARP, supra-citada.
A “Porta de Entrada para a Mobilidade Sustentável da Ria” assume-se como uma peça fundamental em toda a estratégia de Mobilidade Sustentável do Município, parcialmente materializada nos projectos “Murtosa Ciclável” e “NaturRia”, potenciadores do Turismo, do Eco-Turismo e da qualidade de vida, que são vectores estratégicos no desenvolvimento sustentável de um Território como a Murtosa.