O documento de candidatura entregue pela Câmara Municipal da Murtosa ao então Instituto do Ambiente evidenciou as preocupações no que respeita às condicionantes de mobilidade que esperava serem resolvidas, em particular na valorização dos modos suaves de mobilidade - a mobilidade ciclável.
Condicionantes de mobilidade |
Classificação por ordem de importância ( |
Acessibilidade das populações aos locais de trabalho ou de ensino Necessidade de estruturar uma rede de ciclovias nos percursos mais utilizados pela população, tirando partido do facto de cerca de 60% da população utilizar a bicicleta como principal meio de transporte. Torna-se necessário conceber e executar ligações seguras, para bicicletas, nos percursos entre os vários aglomerados urbanos, em particular nos percursos para a população escolar (aglomerados urbanos das escolas). Alargar a utilização da bicicleta, oferecendo uma rede de ciclovias eficiente e segura, compatibilizada com a definição de percursos pedonais que facilitem o acesso aos locais de trabalho/ensino. Planear a interdição de veículos motorizados numa rede de arruamentos, privilegiando a circulação de bicicletas e de peões. |
5 |
Articulação entre as decisões urbanísticas e as suas consequências ao nível da acessibilidade (geração de tráfego, carência de lugares de estacionamento, acessibilidade em transportes colectivos e em transporte individual, etc.). |
4 |
Acessibilidade proporcionada à população com mobilidade reduzida. |
3 |
Segurança nos transportes ou nos percursos a pé. |
2 |
Sinistralidade rodoviária (veículos - veículos e veículos - peões) |
1 |
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