
Com as bênçãos de S. Pedro, encerrou da melhor maneira a Semana da Bicicleta da Murtosa, com a realização, este domingo, dia 14 de abril, da Primavera Ciclável, um grande passeio cicloturístico que juntou mais de 550 ciclistas, de todas as idades, abrindo, oficialmente, a época cicloturística, e antecipando um leque alargado de eventos congéneres, promovidos pelas associações locais ao longo dos próximos meses.
Associaram-se ao passeio o Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB), Sr. José Caetano, o representante da FPCUB na União Europeia de Cicloturismo, Sr. Eduardo Soares, e o coordenador do projeto “Ecovias de Portugal”, Eng. Paulo Guerra dos Santos.
A animada e numerosa caravana saiu do Parque Municipal da Saldida e rumou à Murtosa, até ao Cais do Chegado, onde tomou o percurso marginal à Ria de Aveiro, que passou pelo Bico e pela Ribeira de Pardelhas, onde teve lugar uma pausa para reabastecimento.
Os ciclistas seguiram depois pelo novíssimo percurso Ribeira de Pardelhas-Ameirinhos, passando pelo Cabo Sobeira, onde se revelou a extraordinária beleza de uma área ribeirinha que, até agora, permanecia desconhecida para a generalidade dos participantes.
Dos Ameirinhos, pedalou-se até à Mamaparda e, depois, pelos campos do Moradal, até ao centro de Pardelhas, terminando novamente no Parque da Saldida, onde foi distribuída água e fruta para retemperar as forças.
Seguiu-se, depois o sorteio de uma bicicleta, que foi entregue, à feliz contemplada, pelo Presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Baptista. A encerrar a bela jornada de promoção da bicicleta, teve lugar uma apresentação da modalidade de “bike polo”, pelos atletas do Avanca Bike Polo, que fizeram questão de se mostrar no Parque Municipal.
Para além da extraordinária demonstração, uma vez mais, da cultura ciclável que caracteriza e distingue o Concelho da Murtosa, a Primavera Ciclável realçou o enorme potencial do território, no domínio turismo da natureza, através, por exemplo, do estabelecimento de percursos cicláveis de fruição dos espaços naturais, um pilar estratégico, assumido pela Câmara Municipal, que tem vindo a ser materializado, no terreno, com as intervenções de requalificação das zonas ribeirinhas.
Parabéns a todos os participantes na Primavera Ciclável, vindos de dentro e de fora do Concelho, que demonstraram, uma vez mais, que a Murtosa é, sem qualquer dúvida, a Terra da Bicicleta.











