foto do evento, gentilmente cedida pelo Jorge Pinto (Casaínho)
Ciclistas de todas as idades inauguraram, este sábado, o primeiro troço NaturRia (percurso visitável da natureza), que liga o cais do Bico à ponte da Varela, numa extensão de 10,5 quilómetros, pelas margens da ria de Aveiro.
O NaturRia assume-se como um percurso ribeirinho estruturado e organizado, que convida o visitante à descoberta e à fruição da natureza e do património cultural, a pé ou de bicicleta, através de um conjunto de vias sinalizadas, que ligam uma série de lugares de interesse ecológico, paisagístico e cultural.
O troço a inaugurado ontem, entre o Bico e a ponte da Varela, numa extensão de 10,5 quilómetros, incluiu zonas de descanso e painéis interpretativos da fauna e flora dos locais, bancos e papeleiras, localizados no cais do Bico, na ribeira de Pardelhas, no cais da Mamaparda, no cais da Béstida e na Varela, além de "ilhas" de observação na natureza, situadas, ao longo do percurso, nos locais de maior interesse paisagístico.
O segundo troço - entre os cais do bico e a ribeira Nova - faz parte da segunda fase do projecto e deverá ficar disponível dentro de "um ano ou ano e meio".
O NaturRia é, para a Câmara da Murtosa, mais um passo na concretização da estratégia de valorização dos recursos naturais do Município, que pretende-se aliar o desenvolvimento com a conservação do património e a sua fruição pelas populações, de uma forma equilibrada e sustentável, e surge na sequência do projecto "Murtosa Ciclável", que tem vindo a desenvolver de parceria com a Universidade de Aveiro.
A Câmara prevê a criação de uma rede de ciclovias, não só na frente ribeirinha como nas zonas urbanas (Murtosa e Torreira), que incremente o uso quotidiano da bicicleta, promova a mobilidade ciclável ligada ao turismo e ao lazer e, por esta via, ajude a combater a sazonalidade turística.
Além do NaturRia, a autarquia tem, também, nesta área, na fase de apreciação das candidaturas, mais três projectos: o NATURAMIGA, com municípios de Espanha, o CICLORIA, com Estarreja e Ovar, e outro com a Fundação EDP.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. ADIAMENTO DA PRIMAVERA CI...
. SEMANA EUROPEIA DE CICLOT...
. Murtosa presente no Festi...
. I Passeio de Pais Natal e...
. Motards do MC do Porto pe...
. Mais de 600 ciclistas ped...
. Mais de 500 ciclistas da ...
. 5º Passeio de Bicicleta d...
. 5º Passeio de Bicicletas ...