http://www.noticiasdeaveiro.pt/?c=noticiario&i=3826
Município inaugurou este sábado os primeiros dez quilómetros de ciclovias ribeirinhas que vão proporcionar um estreito contacto com a Natureza. O percurso surge no âmbito do programa “Murtosa Ciclável”
Carmen Martins (texto e fotos)
Imagens:
Apresentação da “Naturia”.
“Queremos abrir-nos ao País e ao mundo”. Foi com estas palavras que António Santos Sousa, presidente da Câmara Municipal da Murtosa inaugurou esta manhã os primeiros dez quilómetros do “Naturia- Percurso Visitável da Natureza”.
A sala da Associação Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, na Ribeira de Pardelhas foi pequena para as cerca de cem pessoas interessadas no projecto que vai dar a conhecer a marginal sul junto à Ria onde se esconde um património natural único.
O percurso inaugurado surge no âmbito do programa “Murtosa Ciclável” e liga o cais do Bico e Ponte da Varela, atravessando a Ribeira de Pardelhas, Ameirinhos, Mamaparda e Béstida com vias de acesso a bicicletas e peões.
No trajecto existem placas a sinalizar locais de interesse paisagístico e cultural, bem como espaços para descanso e parques para estacionamento de bicicletas.
A aproximação da população à Ria de Aveiro e a promoção de uma educação protectora daquele ecossistema são dois objectivos do projecto.
Por outro lado, António Santos Sousa acredita que o “Naturia” pode tornar-se uma oportunidade de desenvolvimento da região murtoseira.
O concelho pode transformar-se numa zona de eco turismo capaz de potenciar novas oportunidades económicas a nível local, assim como mais emprego e qualidade de vida para a população.
O “Naturia” é um projecto desenvolvido pela empresa Ecoinside, a convite da Câmara Municipal da Murtosa e Universidade de Aveiro, duas entidades parceiras na implementação do programa “Murtosa Ciclável”, o qual dotará aquele concelho de uma rota de vias de acesso para bicicletas.
Protecção da natureza
Rui Brito, da Ecoinside, destacou a importância dos percursos. “Com este projecto queremos tornar a Murtosa um destino de referência a nível global”, referiu.
O “Naturia” ajudará “a aproximar a população da Ria”, tornando-se, ainda,“um projecto sustentável de protecção da natureza”.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. ADIAMENTO DA PRIMAVERA CI...
. SEMANA EUROPEIA DE CICLOT...
. Murtosa presente no Festi...
. I Passeio de Pais Natal e...
. Motards do MC do Porto pe...
. Mais de 600 ciclistas ped...
. Mais de 500 ciclistas da ...
. 5º Passeio de Bicicleta d...
. 5º Passeio de Bicicletas ...